Curioso fenômeno, praticamente o avesso da tese de que é preciso fazer primeiro o bolo crescer para depois distribuí-lo. 2012, ano do "pibinho" de 0,9% de crescimento em relação ao do ano anterior foi também o ano em que a renda média dos trabalhadores cresceu 8%!
Como algo assim é possível? O que explica esse fenômeno? Segundo Marcelo Neri, economista presidente do IPEA, o aumento expressivo da renda média no ano passado é um indício de uma mudança qualitativa no mercado de trabalho. Se, por um lado, o conjunto das riquezas produzidas no país não aumentou quase nada, mas, por outro, os trabalhadores, em média, ganharam quase 10% a mais, então não foi a quantidade de postos de trabalho que cresceu, embora algum fator tenha impelido os empregadores a dispender bem mais com seus empregados. Para Neri, esse fator foi a expansão do trabalho formal. Clique aqui e pule para o texto no qual encontrei essas informações.
Blog dedicado a recolher análises, dados, interpretações do passado e previsões sobre o futuro do nosso país. Blog voué à la réunion des analyses, des données, des interpretations sur le passé et des prévisions sur le futur du Brésil. Blog dedicated to collect analyzes, data, interpretations of the past and predictions about the future of Brazil.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário