Documento publicado pela UNICEF em 2012 (clique aqui) apresenta um diagnóstico sobre as causas da exclusão educacional e da evasão escolar entre crianças e adolescentes brasileiros. Uma delas é a situação de pobreza das famílias que se vêem obrigadas a colocar as crianças para trabalhar em casa ou fora de casa. Dados do PNAD de 2009 apontam para um contingente de 4,3 milhões de crianças entre 5 e 17 anos que trabalham no Brasil. Outra causa é a dificuldade de acesso às escolas, por parte de professores e estudantes, sobretudo no Norte e Nordeste. Já dentro das próprias escolas, as principais dificuldades são: currículos desinteressantes para os estudantes; professores despreparados e desmotivados; infraestrutura precária.
Em 2009, tínhamos cerca de 530.000 crianças entre 7 e 14 anos fora da escola. O que foi feito dessas crianças desde então? Qual a situação delas hoje, em 2013? Elas já perderam a oportunidade de obter a formação básica na idade certa, mas conseguiram ao menos começar a correr contra o prejuízo?
O quadro é ainda mais grave com as crianças entre 4 e 6 anos, que deveriam estar iniciando o processo de alfabetização. São mais de 1 milhão delas fora da escola em todo o Brasil. Em número absolutos, a maioria se encontra no Sudeste e no Nordeste.
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